Cuidados

Manutenção do Estoma


Fique alerta aos seguintes sinais e sintomas de problemas do estoma:

  1. Estoma persistentemente avermelhado e sensível, com área avermelhada maior que 2,5 cm em diâmetro
  2. Odor emanando do estoma
  3. Pele inchada ao redor do estoma
  4. Pus ao redor do estoma
  5. Febre
  6. Aspereza resultante da tentativa do organismo de cicatrizar a incisão cirúrgica

Se suspeitar vazamento gástrico, faça o seguinte

  1. Limpe e seque cuidadosamente o local e examine-o dentro de 30 minutos, para verificar se há algum vazamento recente. Isso indicará se há, de fato, um vazamento gástrico, ou se o que parece ser vazamento se deve a algum derramamento ocorrido ao se verificar o tubo ou na alimentação em ocasião anterior. Se houver vazamento gástrico e a pele estiver intacta, pergunte ao médico se você deve aplicar um protetor cutâneo ou barreira contra umidade, como, por exemplo, óxido de zinco. Avise o médico caso a vermelhidão da pele se estender a mais de 1 centímetro do estoma ou for acompanhada de dor, inchaço ou pele desnuda.
  2. Verifique a quantidade de água do balão. O balão pode estar vazando, ter perdido a quantidade de líquido necessária, e, nesse caso, será preciso trocar o tubo. Se o balão ainda estiver com o volume correto de água, pode ser que o tamanho do dispositivo seja inadequado ou que ele esteja inadequadamente estabilizado e, nesse caso, o tubo precisa ser reavaliado pelo médico.
  3. Verifique se o suporte de fixação externo está apoiado rente ao abdômen, a 2 mm ou 3 mm. Verifique se a posição interna do balão está correta, aspirando o conteúdo do estômago para avaliar o conteúdo gástrico residual, ou por meio da auscultação do ar.
  4. Verifique se o líquido fluirá livremente; para fazer isso, irrigue o tubo com água.
  5. Vazamentos também podem ser causados pela posição inadequada do paciente, pelo excesso de rapidez na infusão da fórmula nutricional ou pelo tamanho muito grande do volume de alimentação. A cabeça do paciente deve ficar elevada em pelo menos 30 graus durante a alimentação e até 1 hora após a alimentação. Isso também ajuda a impedir a aspiração. Se o volume de alimentação for muito grande, consulte o médico para saber se pode mudar para um volume menor com mais frequência ou efetuar alimentação em volume contínuo.

Se ocorrer alguma dessas condições, contate o médico para saber como tratar do problema.

Gostou? Compartilhe essa dica
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Fale conosco

    Encomende aqui seu MIC-KEY