Dúvidas frequentes

Complicações

Se houver algum vazamento ou ruptura no balão? 

Os balões de silicone podem durar alguns meses, mas a durabilidade pode ser afetada por diversos fatores, como medicamentos, pH gástrico, infecção e os cuidados prestados ao tubo. Recomendamos ter um tubo de reposição disponível para o caso de ocorrer remoção acidental do tubo ou algum outro problema. Se houver algum problema com o Mic-key* e você tiver sido treinado corretamente pelo médico, você mesmo poderá substituir o tubo. Se não, contate o médico assim que possível, pois o estoma pode começar a se fechar dentro de 2 a 4 horas.

Como faço para evitar o entupimento do tubo de alimentação?

A irrigação correta do tubo é a melhor maneira de evitar entupimento do tubo. Irrigue o tubo de alimentação com água durante a alimentação contínua, conforme a orientação médica; antes e depois de cada alimentação intermitente ou em bolus, e no mínimo a cada 8 horas quando o tubo não estiver sendo usado.
O tubo de alimentação também deve ser irrigado antes e depois da administração de medicamentos e sempre que se verificar a presença de conteúdo residual do estômago. Os medicamentos devem ser administrados em forma líquida. Se determinado medicamento só estiver disponível em forma de comprimido ou cápsula, verifique se ele pode ser triturado e misturado com água. O medicamento nunca deve ser misturado com a fórmula nutricional. Nunca triture medicamentos que tenham revestimento de proteção entérica. Antes e depois de administrar o medicamento, a porta deve ser irrigada com água.

Ao irrigar o tubo, use água e uma seringa de 30 a 60 mL. Não use tamanho menor, pois isso pode aumentar a pressão no tubo, com risco de rompê-lo. A quantidade de água usada para irrigar o tubo depende das necessidades individuais, das condições clínicas e do tipo de tubo, mas o volume médio é na faixa de 10 mL a 50 mL para adultos e de 3 mL a 10 mL para crianças. Não aplique força excessiva ao irrigar o tubo, pois há risco de perfurá-lo, o que pode lesionar o trato gastrointestinal.

Como faço para desentupir o tubo MIC-KEY*? 

  1. Conecte o conjunto de extensão MIC-KEY* na porta entupida do MIC-KEY*. Coloque uma seringa com bico cateter cheia de água morna no conjunto de extensão MIC-KEY* e, com cuidado, retraia e logo em seguida empurre o êmbolo para deslocar a obstrução.
  2. Se o entupimento permanecer, repita a etapa anterior. Uma leve sucção alternada com a pressão da seringa alivia a maioria das obstruções.
  3. Se isso não funcionar, consulte o médico; talvez seja útil considerar o uso de uma solução de enzimas pancreáticas e bicarbonato de sódio instilada através da seringa com bico cateter. Não use suco de cranberry, refrigerantes tipo “cola”, amaciantes de carne ou quimotripsina, pois esses produtos podem causar entupimentos ou produzir reações adversas em alguns pacientes. Refrigerantes “diet” ou “light” (que não sejam tipo “cola”) e água com gás podem funcionar bem na remoção de alguns entupimentos.
  4. Se o entupimento persistir e não for removido, o tubo deverá ser substituído.

OBS.: O comprimento curto dos tubos de alimentação gástricos MIC-KEY* os torna bastante resistentes a entupimentos.

O que devo fazer se o balão não desinflar?

Se não conseguir extrair a água do balão com a seringa, verifique se a reentrância da válvula do balão está limpa e assegure-se de que não haja nenhuma obstrução da válvula por alimento. Limpe dentro da reentrância; em seguida, assente firmemente a seringa na válvula, empurre e gire um quarto de volta. Tente puxar o êmbolo para fora novamente. Se o balão não desinflar, use a ponta de um clipe grande de papel para apertar e válvula e liberar a água. Assegure-se de ter à mão um tubo de reposição para inserir no estoma,

Que devo fazer se o conjunto de administração de alimentação se desconectar?

Se o conjunto de administração de alimentação se desconectar do tubo, interrompa a alimentação e faça uma estimativa da quantidade de fórmula que foi perdida. Enxugue bem as conexões do tubo, limpando-as com água e sabão. Limpe dentro da porta de alimentação do conjunto de extensão MIC-KEY* com um aplicador com ponta de algodão. Irrigue o tubo com água morna. Seque as conexões e reconecte firmemente os tubos, dando um quarto de volta. Continue a alimentação.

Como o paciente deve ser posicionado durante a alimentação?

A posição correta de alimentação é essencial para evitar aspiração de conteúdo do estômago pelo esôfago e, potencialmente, a penetração nos pulmões. O paciente deve ser colocado na posição, a um ângulo mínimo de 45º durante e até 1 hora após a alimentação.

Gostou? Compartilhe essa dica
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Fale conosco

    Encomende aqui seu MIC-KEY