Dúvidas frequentes

Cuidados e Manutenção

Como funciona a porta de alimentação MIC-KEY*?

A nutrição e os líquidos são levados pelo tubo até o estômago ou jejuno, através da porta de alimentação ou de medicamento. Quando a porta não está sendo usada, ela deve ser fechada com a tampa anexa. Uma válvula
anti-refluxo localizada na parte interna, na direção da parte superior da porta alimentação, ajuda a impedir que o conteúdo do estômago ou jejuno vaze para fora do tubo. A válvula é aberta com o conjunto de extensão.

Que tipo de manutenção é necessária para o balão de silicone?

O balão deve ser preenchido com água na ocasião em que é inserido. Recomendamos o uso de água destilada ou esterilizada, pois solução salina pode se cristalizar e entupir a válvula ou o lúmen do balão e, nesse caso, poderá
ocorrer vazamento de ar, o que faz com que o balão se esvazie. Água de torneira pode conter contaminantes nocivos
que podem afetar a durabilidade do balão. O volume do balão deve ser examinado uma vez por mês; se o volume
do balão estiver abaixo do prescrito pelo médico, será necessário acrescentar água. O balão nunca deve ser preenchido
com ar, pois o ar pode vazar e o tubo pode sair do estoma.

​Para que servem as seringas?

Uma seringa de bico slip de 6 mL é fornecida com o tubo de alimentação. Ela deve ser usada para encher e esvaziar o balão de retenção conforme necessário nas verificações periódicas de volume e ao se substituir o tubo de alimentação. A seringa com bico cateter, de 35 mL, deve ser usada ao escovar e irrigar o conjunto de extensões e ao verificar se a posição do tubo de alimentação está correta.

Atenção: Nunca utilize seringas de bico slip diretamente na válvula de alimentação da sonda Mic-Key. As seringas somente podem ser utilizadas no conjunto de extensões.

Quais são as etapas diárias de manutenção do tubo de alimentação?

  1. Lave as mãos com água e sabão e seque-as muito bem antes de tocar no tubo.
  2. Examine a pele ao redor do estoma antes e depois da alimentação. Assegure-se de que a pele esteja limpa e seca, sem infecção, e veja se há algum vazamento gástrico.
  3. Se usar curativo, mude o curativo quando molhar ou sujar. Não é recomendado usar curativos por períodos prolongados; evite usar curativos a menos que seja absolutamente necessário.
  4. Limpe cuidadosamente a pele ao redor do estoma, com água morna e sabão, usando um aplicador com ponta de algodão ou um pano macio; em seguida, enxague e seque muito bem. Tome bastante cuidado para que o sabão não entre pelo estoma.
  5. Examine o tubo e gire o suporte de fixação externo em 360º mais ¼ de volta, para prevenir a adesão do tecido ao tubo, aliviar a pressão na pele e possibilitar a circulação do ar. Não gire tubos jejunais, pois eles se estendem até o jejuno e se forem girados poderão se torcer e se retrair para dentro do estômago.
  6. Limpe cuidadosamente a porta de alimentação com um aplicador com ponta de algodão ou um pano macio.
  7. Irrigue o tubo de alimentação com água durante a alimentação contínua, conforme a orientação médica; antes e depois de cada alimentação intermitente ou em bolus, e no mínimo a cada 8 horas quando o tubo não estiver sendo usado.

​Como se enche ou se esvazia o balão de retenção do tubo?

O balão do tubo de alimentação, que retém o tubo, fica dentro do estômago. Ele é preeenchido ou esvaziado de água introduzindo-se uma seringa de bico slip na válvula do balão. A válvula só deve ser usada para verificar o volume do balão ou substituir o tubo. Nunca introduza alimentação pela válvula do balão.

​Como o posicionamento do tubo MIC-KEY* é verificado?

Antes da alimentação, examine o tubo MIC-KEY* para ter certeza de que não está entupido ou que não saiu do estômago. Isso pode ser feito aspirando entre 5 e 10 mL de ar ou uma pequena quantidade do conteúdo gástrico através de uma seringa conectada ao conjunto de extensão.

Veja se há algum vazamento ao redor do estoma. Se a qualquer momento você suspeitar que o tubo de alimentação se deslocou, pare a alimentação e contate o médico para informá-lo do problema.

​Qual é o procedimento certo para efetuar a descompressão do tubo MIC-KEY*?

Descompressão significa eliminar o ar ou alimento do estômago antes ou depois da alimentação. Para descomprimir o estômago, simplesmente conecte o conjunto de extensões MIC-KEY* ou o conjunto de extensões de alimentação em bolus MIC-KEY* ao tubo de alimentação; em seguida, esvazie todo o conteúdo em um copo ou bolsa de coleta.

​Como se deve administrar medicamentos?

  • Os medicamentos devem ser administrados em forma líquida. Medicamentos espessos podem entupir a porta de alimentação.
  • Se determinado medicamento só estiver disponível em forma de comprimido ou cápsula, verifique se ele pode ser triturado e diluído em água.
  • Nenhum medicamento deve ser misturado com fórmula, pois a mistura pode ser solidificar e entupir o tubo.
  • Nunca triture medicamentos com revestimento de proteção.
  • Antes e depois de administrar o medicamento, a porta ou o tubo deve ser irrigado com água.

​Como deve ser feita a manutenção da porta de alimentação e da válvula anti-refluxo?

A porta e a válvula devem ser mantidas sempre muito limpas. Para evitar que a fórmula ressecada se deposite dentro da reentrância e mantenha a válvula aberta, irrigue muito bem com água e complete a limpeza com um aplicador com ponta de algodão e água. Não deixe que fórmula residual se acumule e seque dentro da abertura da válvula.


Atenção:​

Não empurre aplicadores com ponta de algodão ou outros objetos estranhos para dentro da válvula da porta de alimentação, pois isso poderá fazer com que a válvula se rompa e vaze.

Gostou? Compartilhe essa dica
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Fale conosco

    Encomende aqui seu MIC-KEY